Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Dúvidas

Habitualmente, é recomendado um jejum de 8 horas para a coleta de sangue para exames laboratoriais. Alguns exames sofrem influencia da dieta diária, mesmo respeitando-se o período regulamentar de jejum, sendo exemplo bem conhecido a dosagem de triglicérides que apresenta variações importantes conforme a característica da dieta prévia.
Pode, mas a água deve ser tomada de forma moderada, pois o seu excesso pode interferir nos exames de urina ou exames de osmolaridade sérica.
Na maioria dos testes que dependem de jejum, o tempo exigido é de 8 horas. Caso não consiga informações específicas, você deve comparecer em jejum de 8 horas para ganhar tempo.
Sim, em especial o de triglicérides. Uso de qualquer bebida alcoólica (vinho, cerveja, uísque) na véspera da coleta é suficiente para elevar os seus níveis, alterando os resultados. O álcool também altera vários exames, como colesterol ou gama glutamil transferase, em intensidade variável. Por isso, o ideal é, antes da coleta dos exames, ficar pelo menos três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.
Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se cuidado como assepsia na hora do exame, para o sangue menstrual não se misturar à urina. A paciente sempre deve avisar ao laboratório de sua condição menstrual.
Não, apenas alguém portando o protocolo de retirada e documento pessoal pode retirar os resultados. A entrega de exames para terceiros, sem o protocolo não é permitida. Evidentemente, existem casos excepcionais que serão analisados pela direção.
Preferencialmente, sim. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, sendo melhor colher a amostra após permanecer quatro horas sem urinar. O ideal é que a urina seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.