Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

10 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

 10 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL


Uma data para lembrarmos que o doente mental merece tratamento digno

A Organização Mundial da Saúde estabeleceu o dia 10 de outubro, como o Dia Mundial da Saúde Mental com o objetivo de mudar a forma como vemos as pessoas com doenças mentais. Desde 1992, quando a Federação Mundial de Saúde Mental instituiu o dia oficial, a data chama atenção para aspectos da saúde mental.


A “loucura” é um termo que deprecia o paciente e já foi encarada pela sociedade até como falha da natureza. Mas hoje essa visão já está mudando e as pessoas com distúrbios mentais são tratadas como gente e com humanidade.


Nesta data é lembrada a Reforma Psiquiátrica, iniciada em 1978, quando os doentes mentais passaram a ter direito a um verdadeiro tratamento sem serem excluídos da sociedade e encarcerados em manicômios. Mas milhares de pessoas em todo o mundo ainda têm seus direitos humanos privados.


Segundo a Organização Mundial da Saúde de 31% a 50% da população brasileira pode vir a apresentar pelo menos um episódio de transtorno mental durante a vida. No mundo todo há cerca de 400 milhões de pessoas com transtornos mentais neurológicos. Algumas doenças mentais mais comuns são esquizofrenia, epilepsia, Alzheimer e alcoolismo.


O importante é dar a essas pessoas o tratamento adequado para que elas tenham realmente dignidade na saúde mental.

Deixe um comentário