Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

17 de outubro – Dia Nacional da Vacinação

17 de outubro – Dia Nacional da Vacinação


O Dia Nacional da Vacinação é comemorado em 17 de outubro e tem por finalidade esclarecer a população sobre a importância da vacina

No dia 17 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, uma data criada pelo Ministério da Saúde para ressaltar a importância da vacina no controle de diversas doenças e na prevenção de epidemias.

As vacinas atuam como agentes preventivos e não curam doenças. Elas devem ser aplicadas antes da contaminação.  Com elas nosso organismo produz anticorpos contra os agentes que compõem as vacinas.

A primeira vacina foi criada em 1796 na Inglaterra, por Edward Jenner. Ele conseguiu imunizar um garoto saudável contra a varíola. Ao observar que pessoas que ordenhavam vacas não contraíam a varíola, desde que tivessem adquirido a forma animal da doença, Jenner extraiu o pus da mão de uma ordenhadora que havia contraído a varíola bovina e o inoculou em um menino saudável, James Phipps, de oito anos, em 04 de maio de 1796. O menino contraiu a doença de forma branda e logo ficou curado. Em 1º de julho, Jenner inoculou no mesmo menino líquido extraído de uma pústula de varíola humana. James não contraiu a doença, o que significava que estava imune à varíola. 

No Brasil, a primeira vacina chegou em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena. Hoje o Ministério da Saúde mantém o PNI, Programa Nacional de Imunizações, que garante imunização para a população brasileira. São oferecidas de graça pelo governo mais de 20 vacinas contra doenças como poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, febre amarela, hepatite B, HPV, gripe, pneumonia, entre outras.


Deixe um comentário