Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

20 DE OUTUBRO – DIA MUNDIAL DA OSTEOPOROSE

20 DE OUTUBRO – DIA MUNDIAL DA OSTEOPOROSE


Uma data para lembrar a importância de prevenir essa doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo.

A osteoporose é uma doença silenciosa e raramente apresenta sintomas. A massa óssea vai sofrendo uma perda acelerada com diminuição da absorção de minerais e cálcio. Ocorre durante o envelhecimento e três em cada quatro pacientes são mulheres. A osteoporose é conhecida também como doença dos ossos porosos.

A osteoporose provoca fratura óssea quando está num estágio mais avançado e atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil. O Dia Mundial da Osteoporose, comemorado em 20 de outubro, é uma data para chamar a atenção para o problema e alertar sobre como prevenir.

A prevenção é a melhor forma de evitar a doença.  Segundo os especialistas, o primeiro passo para a prevenção da osteoporose e das fraturas por osteoporose é uma dieta rica em  cálcio, especialmente na infância, adolescência e terceira idade.

Investir em alimentos ricos em cálcio é muito importante. O leite e seus derivados são os que mais apresentam cálcio em sua composição, mas peixes, ovos e leguminosas como feijão, soja, grão-de-bico também são ricos em cálcio, assim como frutas oleaginosas como a castanha-do-pará e a noz e folhas verdes. A vitamina D proporcionada pelo sol também ajuda a prevenir a osteoporose e os exercícios físicos são fundamentais.

O ideal, para quem já passou dos cinquenta anos de idade é fazer exames para diagnosticar a doença e começar o tratamento o mais cedo possível para evitar fraturas, que ocorrem principalmente em locais como coluna, punho, braço e quadril. Nas pessoas idosas a osteoporose pode levar a complicações sérias e a qualidade de vida fica afetada.

Adote os cuidados desde cedo para evitar esse problema na velhice.


Deixe um comentário