Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao fumo

29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao fumo


Você está consciente dos riscos que o fumo provoca no organismo?

O tabagismo ainda é a principal causa de morte evitável no mundo. Apesar das campanhas muita gente ainda não se conscientizou e continua fumando. Só no Brasil a estimativa é de que cerca de 200 mil pessoas morram todo ano por causa do fumo.

No dia nacional de combate ao fumo é importante ressaltar esse problema de saúde pública.  Muitos problemas de saúde são causados em decorrência do tabagismo. Só na fumaça do cigarro existem quase 5.000 substâncias tóxicas, muitas cancerígenas. 

Entre as doenças provocadas pelo uso do fumo estão:  derrame, câncer de pulmão, infarto do miocárdio, diabetes, hipertensão, impotência sexual no homem e infertilidade na mulher, entre outras.  

O Ministério da Saúde promove campanha publicitária alertando para os malefícios do fumo e também foi criada a Lei Antifumo, que determina a proibição do ato de fumar em ambientes coletivos, públicos ou privados.  A Lei extingue a existência dos fumódromos e propagandas de cigarros. Caso a Lei não seja cumprida, os estabelecimentos são multados.

 Apesar de tudo isso ainda tem gente que não consegue se libertar do vício de fumar. Um problema sério que exige muita determinação e até ajuda profissional. Se você faz parte desse grupo saiba que o Sistema Único de Saúde garante tratamento gratuito para os fumantes com acompanhamento profissional.

E lembre-se: quem fuma está prejudicando também quem não possui contato com o tabaco. São os fumantes passivos, que acabam sendo prejudicados pela fumaça do cigarro. Essas pessoas também desenvolvem doenças como câncer de pulmão e doenças respiratórias. 

Seja consciente, não fume!

Deixe um comentário