Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

30 DE OUTUBRO – DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O REUMATISMO

30 DE OUTUBRO – DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O REUMATISMO


UMA DOENÇA QUE ATINGE CERCA DE 15 MILHÕES DE BRASILEIROS DE TODAS AS IDADES

A doença reumática atinge as articulações, músculos e esqueleto. O dia 30 de outubro foi escolhido para fazer um alerta à população para o diagnóstico precoce do reumatismo e seu tratamento.

Dor ao esticar o braço sobre a cabeça ou ao elevar os ombros até tocar o pescoço pode ser um alerta para o surgimento da doença reumática. Pelo menos 15 milhões de brasileiros sofrem com essa doença, que pode atingir além dos idosos, jovens e crianças.

Existem cerca d 130 tipos de doenças remáticas, como artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, fibromialgia, artrite reumatoide. A osteoartrose, conhecida como “bico de papagaio”, é uma das mais comuns e atinge 60% da população.

As doenças reumatológicas podem ter longa duração, podendo causar dor e dificuldade para as atividades diárias. Como a causa do reumatismo é desconhecida é preciso estar atento às dores no corpo para procurar ajuda médica assim que perceber algo errado.

O diagnóstico do reumatismo é feito com base em exames laboratoriais e análise do conjunto de sintomas e sinais observados pelo médico. Além da dor, inflamações são especialmente levadas em consideração para detectar a doença. A maioria dos tratamentos envolve procedimentos não farmacológicos, tais como: prática de atividades físicas e controle de peso e do consumo de álcool e cigarro. Hábitos saudáveis são escudos para a maioria das doenças.

 


Deixe um comentário