Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

51% dos homens nunca foram ao urologista

51% dos homens nunca foram ao urologista


Mais da metade dos homens ouvidos em uma pesquisa disseram que não vão ao urologista. Um dado preocupante que demonstra o quanto os homens ainda evitam a visita periódica ao médico.

Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Urologia mostrou que 51% dos 3.200 homens entrevistados nunca foram ao urologista.

A Urologia é a especialidade da medicina que trata de problemas do Sistema Urinário masculino e feminino (rins, ureteres, bexiga, uretra), bem como do Sistema Reprodutor Masculino (testículos, epidídimos, ductos deferentes, vesículas seminais, próstata e pênis).

A pesquisa foi realizada em oito capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Recife. Foram ouvidos 400 homens de cada cidade com mais de 35 anos de idade.

A maioria desconhece a andropausa, processo natural do organismo masculino, no qual, em muitos casos, há queda na produção de testosterona e não vai ao médico regularmente.

Um dado preocupante da pesquisa é sobre o uso recreativo ou sem prescrição de medicamentos para disfunção erétil: 62% dos entrevistados utilizam essas substâncias por meio da automedicação, recomendada por amigos, na farmácia ou por meio de informações encontradas na internet. É importante ressaltar os riscos da prática da automedicação.

É preciso que os homens se conscientizem da importância de visitar o urologista. O check up deve fazer parte do cotidiano masculino tanto quanto faz de uma criança ou das mulheres. A partir dos 40 anos começa um período em que o homem deve ir anualmente ao urologista.

Quanto mais cedo uma doença é descoberta mais rápida é a cura, afirmam os especialistas.

Deixe um comentário