Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

9 de Março – Dia Mundial do Rim

9 de Março – Dia Mundial do Rim


Ações em todo o Brasil são realizadas para prevenir sobre as doenças renais

O tema do Dia Mundial do Rim este ano é “Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis”. O principal objetivo é alertar a população com relação à obesidade. A Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena essa campanha no Brasil e ao longo dos anos, a Campanha de Prevenção tem-se intensificado, ampliando cada vez mais o número de pessoas atingidas com informações sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença renal crônica. Este ano a campanha visa promover os hábitos de vida saudáveis, bem como chamar a atenção para a obesidade. Tão comum nos dias de hoje, a obesidade é uma das maiores vilãs na causa da hipertensão arterial, diabetes e, consequentemente, na Doença Renal Crônica – que tem como principal origem essas duas doenças.

A doença renal crônica é considerada como uma epidemia silenciosa, mas com formas de prevenção muito simples. É crucial promover a educação para um estilo de vida saudável para evitar o aumento do número de casos dessa doença.

O Dia Mundial do Rim é uma iniciativa da Sociedade Internacional de Nefrologia e é celebrado sempre na segunda quinta-feira do mês de março.

O Rim é o principal órgão do sistema excretor do corpo humano, ele é responsável por filtrar os produtos do metabolismo de aminoácidos do sangue, principalmente a uréia. Ele também é responsável pelo equilíbrio de itens como sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato, hidrogênio, cloro e outras. O rim ainda produz hormônios como a eritropoietina, aldosterona, cininas e as prostaglandinas. 

Deixe um comentário