Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

A importância do hemograma

A importância do hemograma


O Hemograma é uma das análises de sangue mais úteis e mais solicitadas pelos médicos. Serve de suporte para o diagnóstico médico de muitas doenças.

O hemograma é um exame que avalia as células sanguíneas do paciente. Pode ajudar a identificar uma série de doenças como anemias, leucemias, alergias, infecções bacterianas e virais, processos inflamatórios, entre outras. É o exame de sangue mais solicitado pelos médicos por ser de fácil execução e muito útil para ser o suporte no diagnóstico de uma doença ou sua evolução.

Para realizar o exame não é necessário jejum, mas recomenda-se 24 horas sem prática de exercícios físicos e 48 horas sem consumo de bebida alcoólica. O paciente deve informar se faz uso de algum tipo de medicamento, pois eles podem interferir no resultado do teste.

O hemograma fornece vários elementos que juntamente com o exame físico, sintomas, esclarecem qual a doença presente, associando-se a ele outros exames laboratoriais e de imagem, propiciam ao médico uma decisão para correta orientação terapêutica.

Todo exame deve ser avaliado por um médico, juntamente com a história clínica do paciente. E fique alerta! Faça pelo menos uma vez ao ano um hemograma. Também é importante lembrar que não há necessidade de repetir o exame com frequência, caso o resultado esteja normal.

Deixe um comentário