Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Ataque Cibernético

Ataque Cibernético


O Ciberataque atingiu cerca de 300mil computadores e assustou o mundo

O ataque virtual a computadores do mundo todo começou no dia 12 de maio e trouxe grandes prejuízos à empresas, instituições, hospitais e outros setores que utilizam computadores para armazenar informações.

O WannaCry, “vontade de chorar”, em português, se aproveitou de uma falha no Windows para se espalhar por mais de 150 países. O chamado WannaCry “ransomware” bloqueia o acesso aos arquivos do usuário e pede dinheiro -por meio da moeda virtual bitcoin- para desencriptar esses arquivos. Às vítimas do ataque foi pedido um resgate de 300 dólares em bitcoins.

O vírus se expandiu rapidamente porque os responsáveis usaram um código digital que se acredita ter sido desenvolvido pela Agência de Segurança Nacional (NSA) americana - e depois disso vazado como parte de um documento baixado -, de acordo com investigadores da empresa de segurança de informática Kaspersky Lab, que tem sede em Moscou.

Apesar de a Europol garantir que não há nenhum novo risco de contágio global é preciso ficar alerta. Os especialistas orientam para que as pessoas façam a atualização do Windows como forma de prevenção.

Deixe um comentário