Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Aumentam casos de AIDS no Brasil

Aumentam casos de AIDS no Brasil


Aumentam casos de AIDS no Brasil e as pessoas ainda relutam em usar preservativos para se proteger. O portador do vírus, mesmo sem apresentar os sintomas, pode transmitir a doença, por isso a importância do teste de HIV.

A AIDS é considerada um dos maiores problemas da atualidade. Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, a mortalidade pela doença caiu 13% no país entre 2003 e 2013, passando de 6,4 para 5,7 óbitos para 100.000 habitantes. Apesar disso, o Ministério alerta para o aumento da contaminação do HIV entre jovens de 15 a 24 anos.

De 2004 a 2013 a taxa de detecção passou de 9,6 para 12,7 casos a cada 100.000 habitantes. Os homens seguem liderando o número de contaminações. Atualmente há no país 740 mil pessoas com a doença. A infecção se dá através do vírus HIV, que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos. A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas.

O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma, secreção vaginal, leite materno e transfusão de sangue contaminado. O portador de HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da AIDS, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais. Apesar de muita gente saber como se proteger para prevenir a AIDS, a maioria das pessoas dispensa o uso do preservativo e não tem o costume de fazer o teste de HIV. Por isso a importância de se conscientizar sobre a doença, usar proteção e fazer o teste para saber se é portador ou não do vírus. A prevenção ainda é a melhor forma de se proteger.

Deixe um comentário