Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Brasileira é destaque da Ciência em 2016

Brasileira é destaque da Ciência em 2016


A cientista Celina Martelli está na lista dos nomes de maior destaqu

A Revista “Nature” anunciou o nome de uma brasileira na sua lista dos dez nomes de maior destaque na ciência em 2016. A “Nature” é uma das publicações de maior prestígio do mundo.

A cientista Celina Maria Turchi Martelli, professora aposentada da Universidade Federal de Goiás e pesquisadora do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco, está entre os escolhidos. Ela lidera o grupo que pela primeira vez associou cientificamente a infecção pelo vírus da zika em grávidas a casos de bebês com microcefalia.

A partir do trabalho de Celina e seus colegas do Grupo de Pesquisa e Epidemia de Microcefalia (Merg), que inclui cientistas de diversas instituições, que essa associação ganhou um caráter mais certeiro.

O estudo, ainda em fase preliminar, inclui crianças nascidas com microcefalia em oito hospitais públicos da Região Metropolitana de Recife entre 15 de janeiro e 2 de maio de 2016 e foi publicado no periódico “Lancet Infectious Diseases”.

Segundo os pesquisadores, tentar detectar a presença do vírus da zika ou de seus anticorpos no sangue e no liquor são os únicos meios disponíveis para identificar a infecção congênita em recém-nascidos. Mas esse método ainda não é totalmente confiável.

Deixe um comentário