Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Causas dos Desmaios

Causas dos Desmaios


Na maioria das vezes os desmaios não indicam doenças graves, mas se você sofre desse problema mais de uma vez por mês deve buscar ajuda médica.

Muitas pessoas desmaiam e nem sabem por que. Conhecendo as causas é mais fácil prevenir esse problema.

O desmaio é a perda transitória da consciência e da postura por queda da função cerebral. É um sintoma comum que pode ser causado por queda de pressão, falta de alimentação ou problema cardíaco.

O termo médico para o desmaio é síncope. Um desmaio geralmente dura de alguns segundos a alguns minutos. Em alguns casos, o desmaio é precedido por sensações como vertigem, tontura, fraqueza e náuseas. 

Nem sempre a causa do desmaio é clara. O episódio pode ser desencadeado por fatores como medo, estresse, dor severa, trauma emocional, ficar em pé por muito tempo, respiração rápida e superficial, desidratação, esforço físico em altas temperaturas, tosse severa, queda brusca da pressão, entre outros.

Na maioria das vezes, os desmaios não indicam doenças graves. Mas, em algumas situações, ele pode ser um sintoma de um problema de saúde sério. De qualquer forma, os desmaios devem ser motivo para uma consulta médica, principalmente se acontecem episódios recorrentes, mais de uma vez por mês.

Deixe um comentário