Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Cera faz bem para o ouvido

Cera faz bem para o ouvido


Cera do ouvido, limpar ou não limpar? Veja as dicas de especialistas e saiba o quanto a cera é importante para o canal auditivo.

Quem nunca pegou um cotonete para retirar a cera do ouvido? Pois é, a maioria das pessoas faz isso, mas não é correto. Segundo os especialistas a cera é essencial para proteção desse órgão.

O cerúmen, conhecido popularmente como cera do ouvido, tem a função de proteger a pele do canal auditivo externo de danos provocados pela água, infecções, traumas e corpos estranhos.  É muito importante para a proteção do ouvido.

O próprio ouvido se encarrega de empurrar o excesso de cera para fora. Mas muita gente fica incomodada achando que a cera dentro do ouvido é sujeira e, por isso, acaba usando o cotonete. As hastes machucam o canal auditivo e empurram a cera pra dentro causando a obstrução do canal.

Nesse caso é preciso fazer uma limpeza com um especialista que vai usar os equipamentos adequados para remover o excesso de cerúmen.  Para saber quando procurar um especialista é necessário estar atento aos seguintes sintomas:  diminuição da audição, sensação do ouvido entupido, coceira ou dor no ouvido, zumbido, tonturas e tosse.

A dica para não ficar com excesso de cera no ouvido é retirá-la com uma toalha ou papel higiênico de forma bem superficial e nunca com o cotonete. Se usar hastes flexíveis procure limpar apenas a parte mais externa da orelha. Dessa forma estará evitando um problema mais grave.

Deixe um comentário