Cérebro Ativo

Pesquisa mostra que atividades físicas estimulam o cérebro dos idosos

Você sabia que a partir dos 40 anos de idade nosso cérebro vai diminuindo gradativamente?

Pesquisas comprovam que a partir dos 40 anos o cérebro encolhe 5% a cada década. Aos 70 anos o cérebro é 20% menor e muitas habilidades podem ser afetadas.

No Reino Unido pesquisadores trabalharam com voluntários de 79 anos para saber o que deixa o cérebro mais ativo: pingue pongue ou caminhada? A pesquisa foi realizada com 22 idosos. Metade desse grupo praticou tênis de mesa e a outra metade fez caminhada duas vezes por semana durante dez semanas.

A conclusão foi de que a caminhada estimulou mais a memória. O cérebro de que quem praticou essa atividade ganhou mais neurônios na área chamada hipocampo. Já o tênis de mesa estimulou outra parte do cérebro, o córtex, área responsável pelos pensamentos complexos. Esse grupo também teve mais emoções positivas por causa da socialização com outras pessoas durante jogo.

O importante dessa pesquisa foi mostrar que a prática frequente de exercícios é benéfica para a memória dos idosos. O importante é desafiar o cérebro.