Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Cirurgia reduz sintomas do Mal de Parkinson

Cirurgia reduz sintomas do Mal de Parkinson


Muitas pessoas com a doença conseguiram uma melhora significativa após passar pela cirurgia oferecida pelo SUS.

O Mal de Parkinson é uma doença que não tem cura e atinge milhares de pessoas no Brasil. A doença afeta o sistema nervoso central e prejudica os movimentos do paciente, que passa a ter tremores que não consegue dominar.

O SUS oferece cirurgia para melhorar a coordenação motora dos portadores de Parkinson. A operação consiste no implante de um eletrodo no cérebro que controla os movimentos involuntários resultantes da doença. O paciente fica acordado durante o procedimento, com anestesia local. Uma pequena incisão é feita no crânio por onde se acessa o cérebro com uma sonda de um milímetro. O eletrodo é controlado por um marca passo.

Muitos pacientes que já passaram pela cirurgia tiveram melhora significativa nos movimentos. Mas nem todos os portadores do Mal de Parkinson podem fazer a cirurgia, segundo o SUS. Apenas aqueles que apresentam sintomas motores da doença, mas não envolvimento cognitivo, ou seja, quem apresenta transtorno de memória, alterações no comportamento, síndrome de demência, associados ao Mal de Parkinson não são candidatos ao tratamento cirúrgico.

Desde 2008 o Sistema Único de Saúde oferece esse tipo de cirurgia que antes já era realizada na rede privada. Um alento para milhares de pacientes que não podem pagar pelo procedimento.

Deixe um comentário