Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Combate à Tuberculose

Combate à Tuberculose


24 de Março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde. Uma justa homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da Tuberculose, pelo médico Robert Koch.

Segundo a OMS, um terço da população mundial está infectada pelo “Mycobacterium Tuberculosis” e em risco de desenvolver a doença. Muitas pessoas morrem todo ano no mundo vítimas da tuberculose. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos da doença no mundo. 

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões e pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges, mas pode ser prevenida, tratada e curada.

Pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, dependentes de drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose.

Os sintomas mais frequentes da doença são: 

- Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;

- Cansaço excessivo e prostração;

- Febre baixa geralmente no período da tarde; 

- Suor noturno;

- Falta de apetite;

- Emagrecimento acentuado;

- Rouquidão.

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. 


Deixe um comentário