Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Como evitar a trombose

Como evitar a trombose


Trombose é um problema sério, mas pode ser evitado. Saiba o que fazer para não sofrer desse mal.

A trombose venosa profunda se caracteriza pela formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias da parte inferior do corpo. Costuma aparecer nas pernas, mas o problema pode surgir nas coxas também.

Manter uma vida saudável é a melhor forma de prevenir a trombose. A prática regular de exercícios e uma alimentação equilibrada podem deixar a trombose bem longe de você. Normalmente quem é obeso tem mais facilidade para desencadear a doença.

Alimentos ricos em gordura animal devem ser evitados. O fumo e o estresse também podem desencadear a trombose. É importante movimentar as pernas. Quem trabalha muito tempo sentado ou faz viagens longas deve achar um tempinho para exercitar as pernas fazendo pequenas caminhadas.

Nem sempre os sintomas da trombose aparecem. Mas quem tem o problema normalmente sente dor nas pernas, como se fosse uma queimação e que ocorre, principalmente, nas panturrilhas. Em alguns casos a dor chega ao pé e ao tornozelo. A pele da região onde dói pode ficar vermelha ou azul. As pernas também ficam inchadas.

Se os primeiros sintomas surgirem é preciso procurar imediatamente um especialista. Se a trombose não for identificada logo pode trazer sérias complicações. Uma delas é a embolia, quando um coágulo de desprende e vai para a corrente sanguínea podendo chegar aos pulmões, cérebro, coração e outros órgãos.

Deixe um comentário