Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Cuidado com a Intoxicação Alimentar

Cuidado com a Intoxicação Alimentar


Durante as férias aumentam os casos de intoxicação alimentar e é preciso cuidado ao consumir os alimentos, que podem estar contaminados.

Durante as férias é comum as pessoas se alimentarem em locais que nem sempre apresentam uma higiene adequada. Muitos alimentos podem conter bactérias que fazem um estrago ao organismo.

Nas praias, onde muitas pessoas gostam de passar o verão, são registrados com frequência casos de intoxicação alimentar. O forte calor e a falta de higiene colaboram para a contaminação dos alimentos. 

A intoxicação alimentar é uma doença causada pela ingestão de alimentos que contém organismos prejudiciais ao nosso corpo, como bactérias, parasitas e vírus. Pode acontecer quando ingerimos alimentos contaminados porque  ficaram muito tempo armazenados ou foram expostos ao ar livre sem qualquer  higiene ou quando o alimento foi manuseado sem nenhum tipo de cuidado com a limpeza.

Na maioria das vezes a intoxicação alimentar é leve e desaparece dentro de poucos dias. O sinal mais comum da intoxicação é a diarreia.  Outros sintomas são náuseas, vômito, cólicas, dor abdominal e febre. As crianças e idosos são os mais afetados pela doença.

Nos casos mais leves é recomendado repouso e a ingestão de uma grande quantidade de água e sucos. Mas se persistirem os sintomas é preciso procurar ajuda médica.

Deixe um comentário