Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Dengue avança assustadoramente

Dengue avança assustadoramente


Dengue avança no Brasil e coloca em alerta as autoridades de saúde. Só no primeiro trimestre deste ano foram registrados quase meio milhão de casos.

Os casos de dengue no Brasil cresceram assustadoramente.  O governo federal registrou no primeiro trimestre de 2015 um aumento de 240,1% no número de casos, e as mortes aumentaram 29%. Isso comparado com o mesmo período do ano passado.  Houve ainda aumento de casos graves. Foram 235 no primeiro trimestre contra 169 registrados no mesmo período em 2014.

Ao todo foram 460,5 mil casos da doença. 132 dos infectados morreram. São 220 casos por hora. A região Centro-Oeste apresenta a maior incidência de casos da doença. Um índice de 393,3 por 100 mil habitantes nos primeiros três meses do ano.

Em seguida vêm as regiões Sudeste, Norte e Nordeste. O Sul do país está com menos casos, mas o índice não deixa de ser preocupante. São 88,8 por 100 mil habitantes.

Até o governo dos Estados Unidos está alertando os turistas americanos que vêm para o Brasil sobre o risco de contrair dengue.

O governo americano ressalta que não há vacina para prevenir a doença e recomenda que os turistas se protejam usando repelente contra picadas de mosquito e cobrindo a pele com blusa de manga comprida, calça e chapéu.

Em São Paulo até o exército está ajudando os agentes de controle de endemias a fazer a vistoria nas casas. Isso porque muitos moradores não deixam os agentes entrarem por medo de assalto.

É preciso redobrar os cuidados com locais que possam ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue.

O Ministério da Saúde disse que repassou R$ 150 milhões em recursos para todos os estados e municípios intensificarem as medidas de vigilância, prevenção e controle da dengue.

Vamos fazer nossa parte colaborando com os agentes de saúde e cuidando dos nossos quintais. Evitar depósitos de água parada é fundamental. É importante ficarmos vigilantes. A dengue está matando e deixando muita gente doente.

O tempo médio do ciclo da doença é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da dengue chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito. 

Os sintomas da dengue clássica são febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e do apetite, manchas e erupções na pele, tonturas, náuseas e vômitos, extremo cansaço, moleza e dor no corpo,muitas dores nos ossos e articulações.

Se estiver com alguns desses sintomas procure orientação médica e evite tomar remédio por conta própria. Alguns medicamentos mascaram a doença e fica mais difícil detectá-la.

Deixe um comentário