Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Dengue mata

Dengue mata


A dengue está se alastrando e já foram registradas várias mortes este ano no Brasil. Vamos combater o mosquito transmissor da doença mantendo nossos quintais e casas limpos.

A dengue está se alastrando pelos municípios brasileiros. Um risco à saúde. E depende de nós ajudarmos na tarefa de combater o mosquito transmissor da doença. O mosquito Aedes Aegypti se multiplica principalmente em água parada acumulada nos quintais e dentro de casa. É preciso manter os terrenos limpos e os vasos dentro de casa sem acúmulo de água.

Quando a pessoa é picada pela fêmea do aedes aegypti pode contrair a dengue. A grande maioria das infecções é assintomática. Quando surgem, os sintomas costumam evoluir em obediência a três formas clínicas: dengue clássica, forma benigna, similar à gripe; dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea; e a chamada síndrome do choque associado à dengue, forma raríssima, mas que pode levar à morte, se não houver atendimento especializado.

O diagnóstico de certeza da dengue é laboratorial. Pode ser obtido por isolamento direto do vírus no sangue nos 3 a 5 dias iniciais da doença ou por exames de sangue para detectar anticorpos contra o vírus (testes sorológicos).

A prova do laço está indicada nos casos com suspeita de dengue, porque avalia a fragilidade capilar e pode refletir a queda do número de plaquetas.

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos são as medidas de rotina para aliviar os sintomas.

Pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, precisam de assistência médica. Sob nenhum pretexto, devem recorrer à automedicação, pois jamais podem usar antitérmicos que contenham ácido acetilsalecílico (AAS, Aspirina, Melhoral, etc.), nem anti-inflamatórios (Voltaren, diclofenaco de sódio, Scaflan), que interferem no processo de coagulação do sangue.

Vamos cuidar da nossa saúde combatendo o mosquito transmissor da dengue.

Deixe um comentário