Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Diferenças entre Intolerância à Lactose e Alergia ao Leite de Vaca

Diferenças entre Intolerância à Lactose e Alergia ao Leite de Vaca


A intolerância à lactose e a alergia ao leite de vaca são patologias que estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Mas você sabe como diferenciá-las?

A intolerância à lactose ocorre porque o organismo não produz ou produz pouca quantidade de enzima lactase, responsável pela digestão da lactose. A falta dessa enzima favorece o acúmulo de lactose no intestino provocando fermentação por bactérias, o que provoca diarreia, gases, cólicas e distensão abdominal.

Já a alergia ao leite de vaca ou alergia à proteína do leite ocorre pela presença de algumas proteínas do leite que são identificadas pelo nosso sistema imunológico como um agente agressor, desencadeando vários sintomas como: diarreia, gases, cólicas, distensão abdominal, lesões na pele, dificuldade de respirar, pequeno sangramento intestinal, entre outros. Ocorre mais agressivamente nos primeiros anos de vida.

Em qualquer uma das duas situações o importante é procurar ajuda médica para fazer o diagnóstico e identificar o problema. No caso da intolerância à lactose é necessário excluir ou ingerir baixa quantidade de alimentos que contenham lactose. Já o tratamento comprovadamente eficaz para a alergia é a dieta isenta das proteínas do leite.

Quando se trata de crianças com alergia ao leite de vaca a eliminação desse alimento é uma tarefa difícil. É preciso aceitar a nova realidade e mudar o cardápio de uma forma a não excluir a criança do convívio social. Hoje o mercado oferece muitas opções para substituir a proteína do leite.

Deixe um comentário