Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Drone a favor da saúde

Drone a favor da saúde


Pesquisa revela que o Drone pode transportar amostras de sangue em comunidades isoladas para realização de exames.

O drone, veículo aéreo remotamente pilotado, pode ser utilizado a favor da saúde em várias situações.

O pequeno aparelho já vem sendo usado para localizar focos da dengue em locais de difícil acesso pelos agentes da saúde brasileiros. Agora, esse aparelhinho pode também transportar amostras de sangue para a realização de exames em regiões isoladas do mundo.

Um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, chegou a essa conclusão. A pesquisa foi publicada na revista científica “PLOS ONE” no mês de julho deste ano. Os cientistas queriam avaliar se as amostras não perdem a qualidade depois de uma jornada de até 40 minutos a bordo do drone.

Outra preocupação era com o transporte em si. Os movimentos do pequeno avião poderiam destruir células do sangue ou fazer com que o sangue coagulasse. Mas tudo deu certo. Os cientistas concluíram que não houve diferença entre as amostrar transportadas por drones e as amostradas levadas de carro.

Agora os resultados da pesquisa vão levar ao desenvolvimento de um projeto na África, onde os laboratórios ficam longe das comunidades mais afastadas. Um drone pode percorrer 100 km em 40 minutos. Bem mais rápido que uma motocicleta, que é o meio utilizado naquela região para esse trabalho.

Deixe um comentário