Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Emergência Mundial Por Causa do Zika

Emergência Mundial Por Causa do Zika


O mundo está em estado de emergência por causa do zika vírus, que se espalha rapidamente. Os países afetados pedem urgência na criação de uma vacina contra esse vírus.

O zika vírus está se espalhando de forma “explosiva”, afirma a Organização Mundial de Saúde. O vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, e que tem suspeita de relação com a microcefalia, já chegou a 25 países deixando as autoridades sanitárias em alerta máximo.

A OMS criou um comitê de emergência e estima que o número de casos pode chegar a 4 milhões nas Américas. Destes 1,5 milhão deve ocorrer no Brasil. O zika e a relação com os casos de microcefalia tornaram-se uma emergência de saúde pública internacional, segundo a OMS.

As autoridades estão preocupadas. Segundo a agência de notícias France Presse, a OMS também teme uma associação provável da infecção com malformação congênita e síndromes neurológicas, mas também pela falta de imunidade entre a população nas regiões infectadas e a falta de vacinas, tratamentos específicos e testes de diagnósticos rápidos.

O clima é outra grande preocupação. O El Niño favorece que a doença se espalhe por causa das chuvas e forte calor. Vários países da Europa e da América do Norte já recomendaram às mulheres grávidas que evitem viajar para regiões onde há a presença do zika vírus.

Ainda não existe uma vacina contra o zika vírus, mas até o presidente dos Estados Unidos já pediu pressa na criação de uma vacina eficiente para combater o vírus zika.

Deixe um comentário