Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Epilepsia não é loucura

Epilepsia não é loucura


A epilepsia não é uma doença contagiosa e nem é sinal de loucura, como muitos pensam. É uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos e se expressa por crises epilépticas repetidas.

A causa pode ser uma lesão no cérebro, decorrente de uma forte pancada na cabeça, uma infecção, neurocisticercose, abuso de bebidas alcoólicas e de drogas, entre outros. Muitas vezes não é possível conhecer as causas que deram origem à epilepsia.

A crise que dura mais de cinco minutos ou crises recorrentes indicam uma situação de emergência neurológica conhecida como estado do mal epilético.  Nesse caso, o paciente precisa de atendimento médico imediato.

Para caracterizar a epilepsia, é indispensável haver recorrência espontânea das crises com intervalo de no mínimo 24 horas entre elas. Um episódio único não é indicativo da síndrome.

O tratamento da epilepsia é indicado apenas a partir da segunda crise. O uso da medicação tem o objetivo de bloquear as crises, eliminando a atividade anormal do cérebro, a fim de assegurar boa qualidade de vida para o paciente.

Deixe um comentário