Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Fibrose Cística

Fibrose Cística


Dia 5 de agosto é celebrado do Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. Um problema que atinge centenas de pessoas e não tem cura.

Segundo o Ministério da Saúde, 1.250 pessoas vivem com a doença no Brasil. A incidência maior é nas regiões Sul e Sudeste, onde vivem mais pessoas caucasianas.

A Fiocruz promove debates sobre essa doença há mais de 19 anos e a intenção é discutir o assunto com mais clareza.

A fibrose cística atinge principalmente pessoas de pele mais clara e causa deficiências progressivas levando à morte prematura. Pessoas com esse problema podem ter o diagnóstico antes do nascimento através do exame genético ou no princípio da infância pelo teste do suor e teste do pezinho.

Um diagnóstico precoce pode melhorar a qualidade de vida do paciente. Os sintomas mais comuns dessa doença são a tosse crônica, suor excessivo e salgado. A criança com fibrose cística pode apresentar desnutrição e problemas respiratórios, que se agravam se não tiver tratamento.

É importante que as pessoas se conscientizem sobre a necessidade do diagnóstico precoce e sobre o tratamento para que o paciente tenha uma vida melhor, já que a doença não tem cura.

Deixe um comentário