Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Glaucoma pode causar cegueira

Glaucoma pode causar cegueira


Uma doença traiçoeira que não tem cura. Saiba como prevenir esse mal que atinge cerca de um milhão de brasileiros.

O glaucoma é uma doença silenciosa, sem sintomas. É uma lesão no nervo óptico que pode causar cegueira. Muitas pessoas não apresentam sintoma algum até o início da perda da visão.

Existem vários tipos de glaucoma. O mais comum é o glaucoma de ângulo aberto que tende a ser hereditário, mas sua causa é desconhecida. Nele, um aumento na pressão ocular desenvolve-se lentamente com o passar do tempo, e a pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico, causando perda do campo visual.

O glaucoma não tem cura e também não é possível reverter os pontos de cegueira, caso venham a acontecer. Existem no Brasil, cerca de um milhão de portadores da doença.  Segundo A Organização Mundial da Saúde, em todo o mundo são 65 milhões de glaucomatosos.

Para prevenir a doença é preciso fazer visitas periódicas ao oftalmologista enquanto a vista ainda está saudável. Segundo os especialistas, se a doença for detectada no início é possível fazer com que ela se desenvolva lentamente sem trazer grandes prejuízos para a visão. 

Deixe um comentário