Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Hemoglobina Glicada

Hemoglobina Glicada


A Hemoglobina Glicada é um dos exames que as pessoas com diabetes devem fazer regularmente. Mas é indicado também para quem não tem os sintomas da doença como forma de prevenção.

Exame para diagnóstico de diabetes mede concentração de glicose no sangue. A Hemoglobina Glicada, também conhecida como A1C, serve para diagnosticar e acompanhar o diabetes, em conjunto com os exames de curva glicêmica e glicemia de jejum.

O teste pode ser indicado pelo médico mesmo que a pessoa não tenha sintomas definidos do diabetes. É um dos instrumentos mais importantes para avaliar o controle glicêmico da pessoa com diabetes, e também para confirmar o diagnóstico de diabetes e pré-diabetes. Pessoas sadias devem fazer a hemoglobina glicada anualmente. Já as pessoas com diabetes devem ter um controle mais rigoroso, variando a frequência entre 3 a seis meses.

Alguém sem diabetes teria uma A1C entre 4 e 6 por cento, enquanto a meta para a maioria das pessoas com diabetes é uma A1C inferior a 7 por cento. Segundo os especialistas, quanto mais alta a hemoglobina glicada maior o risco de desenvolver complicações em longo prazo, como infarto, derrame, doença renal, neuropatia e problemas de circulação. É importante manter a glicemia o mais dentro possível dos níveis alvo (determinados pelo médico) e corrigir as variações glicêmicas. O exame não requer jejum e pode ser feito a qualquer hora do dia. Faça seus exames periódicos e tenha uma vida saudável.

Deixe um comentário