Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Hepatite, doença silenciosa

Hepatite, doença silenciosa


A hepatite é uma doença silenciosa. Muitas vezes não apresenta nenhum sintoma. E por isso é importante fazer exames laboratoriais de rotina para detectar o problema. Muitas pessoas têm a doença e nem sabem.

Hepatite é a inflamação do fígado e é um grave problema hoje no Brasil e no mundo. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

A transmissão se dá oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos ou da água contaminada. Por isso é importante fazer exames de rotina que detectem a hepatite.

A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. As hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e Ásia.

No Brasil, milhões de pessoas são portadoras do vírus B e C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite. Isso quer dizer que a pessoa pode se recuperar completamente eliminando o vírus do seu organismo.

As hepatites são doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas. Mas quando eles aparecem, a pessoa sente cansaço, febre, mal estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso é importante fazer exames de rotina para detectar a hepatite. A evolução dessa doença varia conforme o tipo de vírus.

Deixe um comentário