HPV Pode Causar Câncer

HPV pode provocar câncer e até ser transmitido para o bebê durante o parto. É sexualmente transmissível e o uso de camisinha é a melhor forma de prevenção.

HPV é o nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes. Pode provocar a formação de verrugas na pele e nas regiões oral, anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos. Algumas delas podendo até causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus.

A infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O Papanicolau, exame de prevenção do câncer ginecológico pode verificar alterações precoce no colo do útero e deve ser feito rotineiramente.

O HPV é uma doença sexualmente transmissível. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Mas quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O vírus também pode ser transmitido para o bebê durante o parto. Como a principal forma de contágio é através do sexo, o uso de camisinha é a melhor forma de proteção. Desde 2014 o Ministério da Saúde começou uma campanha para vacinar meninas contra HPV.

No ano passado a campanha atingiu meninas de 11 e 13 anos e este ano será de 9 e 11 anos de idade. A vacina protege contra quatro tipos de vírus, dois deles respondem por 70% dos casos de câncer. Na presença de qualquer sinal ou sintoma do HPV, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.