Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Infecção Urinária

Infecção Urinária


A infecção urinária é uma doença comum e atinge 80% das mulheres ao longo da vida. Aos primeiros sintomas procure um médico para evitar a gravidade da doença.

A infecção urinária ou cistite ocorre quando alguma bactéria entra em contato com a urina e começa a crescer lá. Apesar de o sistema urinário ter vários mecanismos de defesa, a infecção só ocorre quando a bactéria supera essas defesas.

É uma doença comum que, segundo os especialistas, acomete 80% das mulheres ao longo da vida. Desse total, 30% podem desenvolver infecção urinária de repetição, caracterizada pela ocorrência de dois episódios num período de seis meses.

As principais causas são a relação sexual e a presença de bactérias do trato gastrointestinal, que migram através do canal da uretra até a bexiga. Raramente a infecção ocorre através da circulação sanguínea.

As mulheres são as mais atingidas porque a uretra feminina é mais curta, o que facilita a chegada da bactéria até a bexiga.

Os principais sintomas são dor no baixo ventre e na hora de urinar, liberar pouca urina, vontade frequente de ir ao banheiro, e odor da urina mais forte.

Para se prevenir é preciso ingerir bastante liquido ao longo do dia e higienizar a área genital corretamente antes e após a relação sexual. A higienização deve ser feita no sentido da frente para trás para evitar contaminação da vagina com bactérias do ânus.

A doença é tratada com antibióticos por via oral por períodos que podem variar de três a sete dias nos casos menos graves. Os casos mais graves podem levar até 21 dias com antibióticos endovenosos. Se não for tratada a infecção pode chegar até os rins. É chamada de pielonefrite. Neste caso os sintomas podem chegar a febre alta, dor na região lombar, vômitos e mal estar.

Como o rim recebe um fluxo de sangue, é grande a possibilidade das bactérias entrarem na corrente sanguínea causando uma infecção generalizada chamada de sepse.

Na suspeita de infecção urinária, deve-se procurar atendimento médico para o diagnostico e tratamento correto evitando assim, a gravidade da doença.

Deixe um comentário