Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Mal de Alzheimer

Mal de Alzheimer


O Mal de Alzheimer não tem cura, mas você pode remediar a doença deixando a mente ativa.

Como manter a mente ativa?

O Mal de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. Essa degeneração é percebida pela perda da memória e do raciocínio. São os sintomas iniciais da doença.

O grande desafio da medicina é diagnosticar a doença no início, quando geralmente existe a queixa de esquecimentos corriqueiros. A fase de degeneração começa por volta dos 40 anos de idade, mas os sintomas podem estar relacionados a outros tipos de demência.

O Mal de Alzheimer aumenta com a idade, sendo a incidência equivalente a 1% antes dos 65 anos de idade, aumentando rapidamente para 5% a 10% após os 65 anos. A média mundial é de que a cada cinco anos aumentem 5% o número de casos, chegando a atingir de 30 a 40% dos idosos após os 85 anos de idade.

O risco é mais alto em pessoas que têm história familiar de Alzheimer ou outras demências. Em portadores da síndrome de Down a doença surge com frequência mais alta e as alterações neuropatológicas se instalam mais precocemente.

A doença não tem cura. O importante é manter a mente ativa para remediar o Mal de Alzheimer.

Fazer exercícios físicos regularmente, aprender novos idiomas, estudar música, fazer palavras cruzadas, ler com frequência, conversar com amigos e parentes e manter uma alimentação saudável, são algumas dicas para deixar a doença bem distante de você. Viva bem e por muito mais tempo.

Deixe um comentário