Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Morte por câncer em jovens

Morte por câncer em jovens


A doença é a principal causa de morte entre brasileiros de 15 a 29 anos, segundo estudos do INCA.

Morte por câncer em jovens

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) apresentou um panorama da doença em adolescentes e jovens adultos. O trabalho aponta que no período de 2009 a 2013, o câncer foi a principal causa de morte por doença na faixa etária de 15 a 29 anos, e a segunda causa geral neste grupo no Brasil, atrás apenas de mortes causadas por acidentes e violência.

Em 5 anos foram 17,5 mil mortes por câncer entre os brasileiros dessa faixa etária.  A taxa média de mortalidade por câncer de adolescentes e adultos jovens foi de 67 por 1 milhão. Segundo o INCA, a boa notícia é que a taxa está estável nos últimos anos.

Os tumores mais frequentes em adolescentes e adultos jovens são os carcinomas (34%), linfomas (12%) e tumores de pele (9%), segundo a pesquisa do Inca.

O INCA lançou um livro inédito com informações de câncer em crianças, adolescentes e adultos jovens no Brasil. A publicação traz informações sobre a incidência, a mortalidade e a morbidade hospitalar relacionadas ao câncer no grupo de pessoas de zero a 29 anos.

As neoplasias em crianças e adolescentes diferem dos tumores dos adultos quanto à forma, ao comportamento clínico e às localizações primárias e, por isso, devem ser estudadas separadamente: quase sempre, afetam as células do sistema sanguíneo e as dos tecidos de sustentação. Nos adultos, as células epiteliais, que recobrem órgãos, são as mais afetadas.

O livro dá sequência a primeira publicação, Câncer na Criança e no Adolescente no Brasil. Dados dos Registros de Base Populacional e de Mortalidade, de 2008, que compreendeu a faixa etária de zero a 19 anos.

Os dados que constam no livro são importantes para a pesquisa e o planejamento em saúde.


Deixe um comentário