Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Novembro Azul

 Novembro Azul


Um mês dedicado à conscientização dos homens para o exame do câncer de próstata.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades para conscientização dos homens sobre as doenças masculinas, com destaque para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro. No Brasil, o movimento foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. O objetivo é quebrar o preconceito  masculino de ir ao médico.

O câncer de próstata é o câncer mais frequente nos homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Para este ano estima-se 61.200 casos novos de câncer de próstata no Brasil. 

O câncer de próstata é preocupante porque é uma doença silenciosa, por isso a importância da detecção precoce que pode ser feita através do exame preventivo. Durante o mês de novembro as instituições realizam ações focadas na saúde do homem e destacam a importância desse exame.

O exame de toque retal ainda é um tabu para muitos homens. A campanha do Novembro Azul ajuda a desmistificar essa ideia e a incentivar o sexo masculino a procurar o médico para fazer o exame.

Outros exames que podem detectar o câncer de próstata na fase inicial são a ultra-sonografia transretal e o PSA (antígeno prostático-específico).


Deixe um comentário