Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Obesidade atinge 1 em cada 5 brasileiros

Obesidade atinge 1 em cada 5 brasileiros


Em 10 anos a população obesa passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016

Os dados foram divulgados no dia 17 de abril e fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).  A pesquisa foi realizada em todas as capitais do país pelo Ministério da Saúde e mostra uma situação preocupante sobre a obesidade no Brasil.

Foram ouvidas 53.210 pessoas maiores de 18 anos. Em 10 anos a população obesa passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. Um aumento assustador.

Segundo a pesquisa, o crescimento da obesidade é um dos fatores que pode ter colaborado para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão, doenças crônicas não transmissíveis que piora a condição de vida do brasileiro e podem até matar.

O Ministério da Saúde está priorizando o combate à obesidade com uma série de políticas públicas, como o Guia Alimentar para População Brasileira. A alimentação saudável aliada à prática de exercícios ajuda a reduzir a incidência de doenças como diabetes e hipertensão.

O Vigitel, realizado pelo Ministério da Saúde desde 2006, auxilia para conhecer a situação de saúde da população e é utilizado como base para planejar ações e programas que reduzam a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis, melhorando a saúde do brasileiro.


Deixe um comentário