Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

OUTUBRO ROSA

OUTUBRO ROSA


O câncer de mama é o tipo mais frequente nas mulheres e o Outubro Rosa alerta para o diagnóstico precoce da doença

O movimento conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo para lembrar a luta contra o câncer de mama.  O nome remete à cor do laço rosa e tudo começou em 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure que distribuiu o laço cor de rosa aos participantes da primeira corrida pela cura realizada em Nova York. 

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. 

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, empresas e outros edifícios, surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação.

No Brasil a adesão ao Outubro Rosa é total. Todas as cidades promovem eventos pra conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para prevenir a doença. Muitas ações são realizadas para estimular as mulheres a conhecerem mais sobre o câncer de mama e buscar as medidas de prevenção, como a mamografia por exemplo.

O câncer de mama é o tipo mais frequente nas mulheres. Para cada 100 mulheres com câncer de mama, apenas um homem tem a doença. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. 



Deixe um comentário