Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

PERNILONGO PODE TRANSMITIR O VÍRUS DA ZIKA

PERNILONGO PODE TRANSMITIR O VÍRUS DA ZIKA


NOVO ESTUDO REVELOU QUE O VÍRUS DA ZIKA É ENCONTRADO NA SALIVA DOS PERNILONGOS COMUNS

No estudo publicado na revista científica Emerging Microbes & Infections, do grupo  Nature, uma das mais respeitadas do mundo, cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelaram que o pernilongo comum pode ser um dos transmissores do vírus zika. Os testes foram feitos com mosquitos infectados, colhidos em Recife, Pernambuco.

Segundo os pesquisadores o vírus é capaz de alcançar a glândula salivar  do mosquito e isso significa probabilidade de infecção com a picada desses insetos.  A hipótese sobre a importância do pernilongo na transmissão do vírus existe há algum tempo e agora começa a ser comprovada.

Apesar de o Aedes Aegypti ser o principal vetor na transmissão do zika vírus é necessário estar em alerta para essa descoberta e tomar as mesmas precauções adotadas com o Aedes Aegypti no que diz respeito ao combate aos focos de criação.

A infecção pelo vírus da zika durante a gravidez é uma das causas do nascimento de bebês com microcefalia – uma malformação no cérebro que prejudica o desenvolvimento da criança. Só em Pernambuco, 420 bebês nasceram com a doença desde o começo da epidemia, em 2015.

Os cientistas alertam que, apesar da descoberta, controlar a proliferação dos pernilongos comuns pode ser mais fácil que eliminar os criadouros do Aedes Aegypti. No caso dos pernilongos comuns, a fêmea deposita todos os seus ovos de uma vez só em criadouros onde tem água extremamente poluída, como esgoto, fossas e canaletas. Fica fácil mapear e identificar os criadouros. Diferente do Aedes Aegypti que se reproduzem em água parada, em qualquer lugar.



Deixe um comentário