Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Primeiro caso de microcefalia por vírus Zika no Paraná

Primeiro caso de microcefalia por vírus Zika no Paraná


Um menino de Cascavel nasceu com a doença. O cérebro da criança é menor do que os de outra da mesma idade.

O governo do Paraná confirmou o primeiro caso de microcefalia provocada pelo vírus da zika no estado. A vítima é um menino de Cascavel, que nasceu no mês de agosto. A mãe contraiu o vírus na cidade e apresentou os sintomas de contaminação nos primeiros meses de gestação. 

A mãe passou a ser acompanhada logo que apareceram as manchas pelo corpo. A criança nasceu de 7 meses. É o segundo filho dela. O bebê está sendo atendida por uma equipe de saúde de Cascavel.

Por enquanto os médicos não sabem dizer se o bebê terá sequelas por causa da microcefalia. Segundo a médica Lilimar Mori, da 9ª Regional de Saúde, a criança será acompanhada e estimulada pelos próximos dois anos. 

Outros quatro casos de microcefalia por zika vírus estão sendo investigados no Paraná. 39 gestantes tiveram a infecção pelo vírus confirmada no estado. Desse total, 34 nasceram sem apresentar a doença.

As gestantes que apresentarem sintomas da zika devem procurar uma unidade de saúde. Grosseirão na pele com coceira ou sem coceira pode ser sintoma da doença.




Deixe um comentário