Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Saúde Ocular

Saúde Ocular


10 de julho é o Dia Mundial da Saúde Ocular. Uma data para conscientizar sobre os cuidados com os olhos. Atitudes simples podem fazer enxergar mais longe.

A visão é tão importante quanto respirar. É um dos principais sentidos do homem. Por isso devemos sempre estar atentos a qualquer problema que dificulte a visão. Pensando na saúde ocular é que mais uma data foi instituída para alertar a população do mundo inteiro sobre os benefícios das práticas preventivas. O dia 10 de julho é o Dia Mundial da Saúde Ocular.

Os cuidados devem iniciar na infância. Ainda na gestação a mãe deve fazer o pré-natal para proteger também a visão do seu filho. Logo que a criança nasce, o pediatra também realiza o teste do olhinho para verificar se está tudo bem.

No decorrer da vida as visitas periódicas ao oftalmologista são importantes para detectar doenças que podem causar até cegueira. Doenças graves como glaucoma, retinopatia diabética, catarata e degeneração macular relacionada à idade podem ser diagnosticadas através de exames completos de vista. Quanto antes descobrir o problema, mais fácil o tratamento.

Segundo os especialistas, no dia a dia podemos ter alguns cuidados básicos que podem prevenir doenças da visão:

  • Usar óculos escuros com proteção  UVA e UVB  protegem os olhos dos raios ultravioletas. 
  • Limpar bem as mãos antes de passar nos olhos ou colocar lentes de contato para evitar infecções.
  • As lentes de contato devem sempre estar higienizadas.
  • Manter os olhos lubrificados para evitar irritações.
  • Dar um descanso aos olhos quando se passa muito tempo na frente do computador.
  • Controlar a pressão arterial e a diabetes para evitar doenças graves nos olhos.

São medidas simples, mas que fazem uma grande diferença para quem se preocupa com a saúde ocular. Se tiver histórico familiar de problemas de visão não deixe de procurar um oftalmologista. É esse profissional quem vai poder avaliar o estado de saúde da sua visão e fazer o tratamento adequado.

A falta de informação e de consultas periódicas ao oftalmologista são os principais motivos para a deterioração da visão. 

Deixe um comentário