Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Seis milhões de brasileiras sofrem de endometriose

Seis milhões de brasileiras sofrem de endometriose


Saúde do útero: saiba o que é a endometriose, sintomas e tratamento. A doença atinge milhões de mulheres no Brasil e pode causar infertilidade.

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve como trompas, ovários, intestinos e bexiga.

A doença acomete mulheres a partir da primeira menstruação e pode se estender até a última. O diagnóstico geralmente não é fácil e acontece quando a paciente está entre os 25 e 30 anos de idade.

A dificuldade em diagnosticar é porque a mulher demora em procurar o médico porque não identifica os sintomas. Muitas vezes uma simples cólica menstrual pode ser provocada pela endometriose.

Os sintomas normalmente são cólica menstrual, infertilidade, dor na relação sexual, alterações na bexiga e vias urinárias na época da menstruação e dor contínua independente da menstruação.

Hoje, a doença afeta cerca de seis milhões de brasileiras. A endometriose não tem cura definitiva, mas os tratamentos podem permitir uma melhor qualidade de vida.

Mulheres mais jovens podem usar medicamentos que suspendem a menstruação: a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos e os análogos do GnRH. O inconveniente é que estes últimos podem provocar efeitos colaterais adversos.

Lesões maiores de endometriose, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente. Quando a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento. Exercícios físicos e alimentação saudável também ajudam.

Se você perceber alguns dos sintomas que podem ser causados pela endometriose procure o seu ginecologista. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, maior as chances de obter bons resultados com o tratamento.

Deixe um comentário