Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Sinais e sintomas da Anemia

Sinais e sintomas da Anemia


Exames laboratoriais de sangue são fundamentais para diagnosticar anemia, uma doença que pode trazer sérias consequências principalmente para crianças e idosos.

As anemias são doenças caracterizadas pela baixa concentração de hemoglobina no sangue. Podem ser causadas por hemorragias intensas, pela destruição acelerada das hemácias, pela produção insuficiente de glóbulos vermelhos na medula óssea ou pela produção de glóbulos vermelhos com pouca hemoglobina.

Este último exemplo é a causa mais frequente de anemia, principalmente na infância, ocasionada pela insuficiência de ferro na alimentação, uma vez que o ferro é um componente importante na formação da hemoglobina.

As anemias podem ser agudas ou crônicas, adquiridas ou hereditárias. São agudas quando há perda excessiva e acelerada de sangue, como em acidentes por exemplo. As crônicas são provocadas por doenças de base, algumas hereditárias e outras adquiridas.

O principal sintoma da anemia aguda é a queda da pressão arterial. Já as anemias crônicas provocam cansaço, palidez, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, sonolência, falta de ar, palpitação e taquicardia.

Avaliação clínica e exames laboratoriais de sangue são fundamentais para o diagnóstico. Uma vez constatado o distúrbio, é indispensável determinar sua causa para introduzir o tratamento adequado.

Deixe um comentário