Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar


O transtorno bipolar é um problema que não tem cura, mas pode ser controlado com ajuda médica.

O transtorno bipolar é um problema em que as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor e períodos de irritação ou depressão.

Existem quatro tipos de transtorno bipolar. O bipolar tipo I é quando houve pelo menos um período de mania ou estado misto. O bipolar tipo II é quando aconteceram crises de euforia mais leves que mania. O estado misto é quando há superposição ou alternância num mesmo dia de sintomas depressivos e eufóricos. E a ciclotimia é quando se alternam durante anos sintomas de depressão e de euforia ainda mais leves, que duram alguns dias.

Segundo os especialistas ainda não foi determinada a causa efetiva do transtorno bipolar, mas já se sabe que alguns eventos podem precipitar a manifestação desse distúrbio do humor nas pessoas geneticamente predispostas.

O diagnóstico da doença é clínico baseado nas informações do paciente ou dos familiares e amigos. Os sintomas podem ser confundidos com os de doenças como esquizofrenia, depressão, síndrome do pânico e distúrbios da ansiedade.

Quem tem o problema apresenta quadros de depressão, tristeza profunda, apatia, isolamento social, desinteresse pelas coisas que davam prazer, frustração, ideias suicidas, entre outros.

Apesar de não ter cura o transtorno bipolar pode ser controlado e um especialista pode dar o tratamento adequado, de acordo com a gravidade da doença. A ajuda médica, com certeza, proporcionará maior qualidade de vida para quem sofre de transtorno bipolar.

Deixe um comentário