Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

TRIO AMERICANO LEVA NOBEL DE MEDICINA

TRIO AMERICANO LEVA NOBEL DE MEDICINA


OS CIENTISTAS DESVENDARAM MECANISMOS DO RITMO CIRCADIANO, O CHAMADO RELÓGIO BIOLÓGICO

Os norte-americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young levaram o Nobel de Medicina e Fisiologia de 2017 por suas descobertas sobre o ritmo circadiano, o relógio biológico interno dos seres vivos.

Juntos, eles foram premiados com 9 milhões de coroas suecas (aproximadamente 3,5 milhões de reais). As pesquisas foram desenvolvidas nos anos 1980 a partir do estudo de moscas.

Os cientistas conseguiram isolar o gene que regula o ritmo circadiano, descreveram o funcionamento da proteína produzida por ele e mostraram um mecanismo de "feedback" responsável pela regulação de todo o sistema.

O ritmo circadiano antecipa as mudanças do dia e ajusta nossas funções corporais. Por exemplo, mecanismos associados a esse sistema podem mandar um "aviso" para que o organismo aumente a sua temperatura interna quando está previsto que a temperatura do ambiente vai cair em determinada hora do dia.

Esse mecanismo também deflagra uma série de mudanças fisiológicas que nos leva, por exemplo, a ficar mais ativos durante o dia e menos alertas durante à noite. Níveis de hormônios e todo o metabolismo também se alteram a partir desse sistema.


Fonte: G1

Deixe um comentário