Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Uma nova esperança no combate a AIDS

Uma nova esperança no combate a AIDS


Pesquisadores conseguem isolar anticorpo que combate o vírus HIV. É a ciência mais próxima da cura da AIDS.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Rockefeller, em Nova York, conseguiu isolar o vírus da AIDS. O grupo é liderado pelos pesquisadores brasileiros Marina Caskey e Michel Nussenzweig.

Os cientistas reproduziram um anticorpo com capacidade de neutralizar tanto o vírus HIV quanto o seu receptor nas células humanas. Uma vitória para a comunidade científica.

O anticorpo apelidado de 3BNC117 foi criado pelo próprio sistema imunológico de um paciente infectado, mas que não desenvolveu o HIV. O anticorpo foi testado em 17 soropositivos e 12 soronegativos.

Os pacientes testados tiveram a carga do vírus reduzida a níveis classificados como baixíssimos. Em uma semana o nível do vírus chegou a cair 99%, mas o resultado durou pouco tempo. Mesmo assim, os pesquisadores comemoraram.

O resultado da pesquisa representa o potencial que uma nova classe de medicamentos tem contra o HIV. O anticorpo criado em laboratório terá de ser combinado com outros anticorpos ou drogas para manter a doença sob controle.  

As pesquisas ainda estão em análise, mas existe a esperança de que o novo tratamento consiga um dia eliminar o vírus HIV do corpo das pessoas. O HIV/AIDS sempre foi um grande desafio para a medicina moderna. Existem hoje no mundo 37 milhões de soropositivos. A cada nova descoberta uma chance maior dos pacientes viverem mais e de se alcançar a cura para a doença.

Deixe um comentário