Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Vacina Contra a Dengue no Paraná

Vacina Contra a Dengue no Paraná


Governo do Paraná vai fornecer 500 mil doses da vacina contra a dengue para imunizar moradores de 30 municípios

Dia 13 de agosto começa no Paraná a vacinação contra a dengue. 30 cidades do estado receberão a campanha.

Enquanto no resto do país a vacina contra a dengue será realizada pela rede privada de saúde e será cobrada, no Paraná o governador Beto Richa decidiu bancar a campanha e fornecer a vacina de graça. Para escolher as cidades foram usados critérios técnicos e epidemiológicos.

Receberão as doses da vacina: Paranaguá, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Santa Isabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Melo, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Maringá, Mandaguari, Sarandi, Iguaraçu, Assaí, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Londrina, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Itambaracá, Cambará e Maripá. Nos outros municípios não há previsão de vacinação.

A campanha foi lançada em Paranaguá, no dia 26 de julho. A vacinação será realizada de 13 a 31 de agosto. Em 28 municípios o público-alvo abrangerá pessoas entre 15 e 27 anos. Já nas cidades de Paranaguá e Assaí a faixa etária é dos 09 aos 44 anos porque nesses municípios a incidência de dengue é de 8 mil casos por 100 mil habitantes.

A vacina será efetuada em três doses realizada a cada seis meses. O governo investiu R$ 50 milhões na aquisição de 500 mil doses da vacina para essa primeira etapa. O Paraná tem mais de 55 mil casos confirmados de dengue e 89 cidades estão com epidemia da doença segundo a Secretária Estadual de Saúde. 

A fabricante da vacina, a francesa Sanofi Pasteur, garante que o produto tem eficácia de 60,8% contra os quatro sorotipos da doença, taxa de redução de hospitalização de 80,3% e diminuição de 95,5% de casos graves da dengue.

Deixe um comentário