Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Vacina contra Ebola se mostra eficaz

Vacina contra Ebola se mostra eficaz


Uma nova esperança para o mundo: vacina mostra eficácia contra o ebola, um vírus mortal que já matou mais de onze mil pessoas, principalmente em países do continente africano.

Nova vacina experimental contra o ebola se mostra eficaz. A vacina foi desenvolvida em tempo recorde. O estudo foi feito na Guiné onde a vacina mostrou 100% de eficiência contra esse vírus mortal.

O estudo foi publicado na revista britânica "The Lancet" e afirma que a vacina VSV-EBOV poderia ser "altamente eficaz em prevenir a doença do vírus ebola". A vacina foi testada em mais de quatro mil pessoas que estiveram em contato próximo com um caso de ebola confirmado.

A Organização Mundial da Saúde classificou o resultado da vacina como “extremamente promissor”, mas disse que são necessárias mais evidências conclusivas para proteger as populações contra esse vírus.

Guiné, Libéria e Serra Leoa concentram a maioria dos casos de ebola. Nos três países foram registrados mais de 26 mil casos e mais de onze mil pessoas morreram. Mas o ebola também foi registrado no Senegal e até nos Estados Unidos.

O surto de ebola na África Ocidental começou em dezembro de 2013. Agora a possibilidade de uma vacina contra o vírus deixa o mundo com mais esperança. O que falta provar é a sua eficácia para proteger populações, onde nem toda a gente estará vacinada — a chamada “imunidade de grupo”. Por isso, o ensaio vai continuar, diz a OMS. 

O mundo está à beira de ter uma vacina eficaz contra o ebola e isso já é um grande passo.

Deixe um comentário