Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Varizes - além de um problema estético

Varizes - além de um problema estético


As varizes podem causar muitas dores e em alguns casos é necessária cirurgia. Conheça um pouco sobre essa doença que atinge 40% da população brasileira.

As varizes nada mais são do que veias dilatadas, que podem ser de pequeno, médio ou grande calibre. As veias das pernas possuem válvulas que se abrem e se fecham para que o sangue que chega na região dos membros inferiores consiga retornar até o coração. Entretanto, seja por predisposição genética, gravidez, idade, obesidade ou uso de pílula anticoncepcional, as válvulas passam a funcionar de maneira ineficiente e o sangue fica parado dentro das veias. Resultado: veias dilatadas devido à pressão.

O problema acomete quase 40% da população brasileira, sendo encontrada em 30% dos homens e em 45% das mulheres. Mas quando elas passam a ser preocupantes além da estética?

Segundo os especialistas elas merecem mais atenção quando apresentam um aspecto muito inchado e os sintomas prejudicam a qualidade de vida do paciente. Mas o tratamento precoce deve começar o quanto antes para evitar complicações.

Um dos sintomas iniciais é a sensação de cansaço nas pernas. Pode haver também a formação de edemas. Quando a pele fica mais vermelha, escamosa e coçando é sinal de complicação.

Antes de uma cirurgia é preferível tratar com meias elásticas. A cirurgia só é indicada para quem tem varizes de CEAP 2, 3, 4 e 5.

Já os “microvasinhos” (telangiectasias), presente em oito de cada 10 mulheres, são vasos de fino calibre, superficiais, intradérmicos e dilatados, que podem ser eliminados com sessões de escleroterapia.

Deixe um comentário