Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Vírus Sincicial Respiratório

Vírus Sincicial Respiratório


O VSR é o principal agente das infecções respiratórias que acometem as crianças menores de 2 anos.

O VSR – Vírus Sincicial Respiratório é pouco conhecido por grande parte da população. Esse vírus é responsável pela maior parte dos casos de bronquiolite em menores de 2 anos e é o principal responsável pela hospitalização de bebês prematuros no primeiro ano de vida.

Os sintomas são semelhantes aos de um resfriado: febre baixa, tosse e coriza. Em casos mais graves a criança  apresenta falta de ar e chiado no peito, além de vômitos e dificuldades para beber e comer.

Essa doença atinge principalmente os bebês prematuros. Mas crianças com problemas no coração e portadoras de doença pulmonar crônica também estão no grupo de risco. Nos adultos não oferece tanto risco assemelhando-se a um simples resfriado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde o VSR é responsável por 64 milhões de infecções anualmente no mundo e cerca de 160 mil mortes anuais. 

O vírus é transmitido principalmente pelo contato e pode sobreviver por até 6 horas em uma grande variedade de locais. É preciso estar atento aos sintomas e procurar um médico. A única medida de prevenção disponível no Brasil é a aplicação intramuscular (injeção) do anticorpo palivizumabe. Ele neutraliza e inibe o Vírus Sincicial Respiratório.

Deixe um comentário