Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Vírus Zika chega a São Paulo

Vírus Zika chega a São Paulo


O Zika Vírus é o mais novo hóspede conhecido do Aedes Aegypti. Provoca uma febre mais branda e manchas vermelhas na pele.

São Paulo registrou o primeiro caso de zika vírus no estado. Um homem de 52 anos da cidade de Sumaré foi diagnosticado com a doença e já teve alta. Zika é mais uma doença transmitida pelo Aedes aegypti.

O Zika vírus foi isolado, pela primeira vez, em 1947, num macaco Rhesus utilizado para pesquisas na Floresta de Zika, em Uganda, no continente africano. Aproximadamente 20 anos depois, ele foi isolado em seres humanos na Nigéria. Dali, ele se espalhou por diversas regiões da África e da Ásia e alcançou a Oceania. Possivelmente, ele entrou no Brasil trazido por turistas que vieram assistir à Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

No Brasil, o vírus Zika encontrou o mosquito da dengue que  serve de vetor para sua transmissão. O período de incubação da doença varia entre 3 e 12 dias após o contágio. A enfermidade é autolimitada. Em alguns dias, o organismo se encarrega de combater o vírus, que desaparece sem deixar sequelas.

Os sintomas são febre baixa, olhos avermelhados e manchas vermelhas na pele. Não existe vacina contra a doença, que é de notificação compulsória. A única forma de prevenção é combater os focos do mosquito Aedes, típico das regiões urbanas de clima tropical e subtropical, e que ataca principalmente nos períodos de muito calor e chuva, pela manhã e ao entardecer.

Como nas outras viroses, o tratamento visa ao alívio dos sintomas com analgésicos, anti-inflamatórios e antitérmicos que não contenham ácido acetilsalicílico.

Deixe um comentário