Laboratório Toledo

Acesse e confira o resultado do seu exame online de maneira prática e rápida de onde estiver.

Zika Vírus e a Síndrome de Guillain-Barré

Zika Vírus e a Síndrome de Guillain-Barré


Outra doença está relacionada ao zika vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. Governo confirmou a relação com a Síndrome de Guillain-Barré.

Mais uma doença está associada à infecção pelo zika vírus. A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso e causa dores nos membros inferiores, fraqueza e paralisia – geralmente temporária – dos membros. O aumento no número de casos dessa doença no Brasil levantou a suspeita sobre o vírus zika, que também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

O Ministério da Saúde está investigando o aumento de casos da síndrome. Pelo menos seis estados já identificaram o aumento. Em Pernambuco foram registrados 127 casos neste ano – número seis vezes maior que o do ano passado, quando houve 9 episódios. No Piaui, a quantidade de enfermos subiu de 23 para 42. Sergipe teve 28 casos e nenhum em anos anteriores. No Rio Grande do Norte, subiu de 23 para 33. No Maranhão, são 32 casos; no ano passado foram 10.  Na Bahia, 64 registros só em 2015.

Apesar de confirmar a relação do vírus zika com a Síndrome de Guillain-Barré, o Ministério da Saúde diz que é preciso mais estudos para entender como essa relação ocorre e se há outros fatores envolvidos. O principal risco da síndrome é a paralisação dos músculos respiratórios, que pode levar à morte.

O zika vírus já foi relacionado com os casos de microcefalia no país, que somam quase dois mil este ano. Agora mais essa doença preocupa as autoridades da área de saúde porque também está relacionada ao mosquito Aedes aegypti.

O governo alerta para a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti. É preciso estar alerta e evitar a proliferação do mosquito. Até o exército entrou nessa luta e está realizando o trabalho de prevenção. Eles se uniram aos agentes de saúde em várias cidades e procuram focos do mosquito transmissor do zika vírus, da febre chikungunya e da dengue.

Deixe um comentário